logotipo da wemovit
Personal TrainersSou Personal TrainerBlogExperimenta grátisLogin
Voltar

10 maneiras de te manteres em forma sem “fazer exercício”

#fitness
logo-azul-wemovitWemovit

Corridas, idas ao ginásio ou aulas de zumba não são atividades que todos gostem de praticar. Temos plena noção de que há pessoas que não têm tempo ou simplesmente não foram feitas para isso. Mas isso não é razão para nos tornarmos 100% sedentários e por isso, vamos partilhar 10 maneiras de te manteres em forma sem fazer exercício:


  • Dançar
  • Jogos de vídeo
  • Limpar a casa
  • Escolher as Escadas em Vez do Elevador
  • Caminhar
  • Desportos sazonais
  • Ioga
  • Idas ao supermercado
  • Aproveitar o tempo
  • Boa nutrição

Dançar

Se estás em teletrabalho ou se simplesmente passas muito tempo em casa, então a dança é uma excelente maneira de fazeres um pouco de exercício e divertires-te ao mesmo tempo. Faz uma lista com as tuas músicas preferidas e toca a abanar. Não importa o estilo de dança, zumba, salsa ou até mesmo hip hop, mas quanto mais mexido for o ritmo, mais calorias queimas.


Jogos de Vídeo

Jogos de vídeo são uma forma de entretenimento mas também podem ser muito mais que isso. Existem inúmeros jogos que metem os jogadores a mexer. Desde jogos de dança aos jogos de desporto da Wii… Escolhe um ou vários jogos divertidos que te ponham a mexer e verás o resultado a longo prazo.


Limpar a Casa

Nós sabemos que quase ninguém gosta de limpar a casa, mas a verdade é que fazê-lo é uma excelente forma de mexeres o teu corpo. Desde aspirar o chão a limpar o pó ou vidros, são todas formas de tonificares um pouco os teus músculos, portanto toca a limpar!


Escolher as Escadas em Vez do Elevador

Embora o elevador seja uma ideia muito tentadora, opta pelas escadas. Subir escadas é um ótimo exercício para quem procura um treino cardiovascular eficaz de baixo impacto e que ajuda a tonificar o rabo e pernas. Adeusinho, celulite!


E se te sentires confortável, podes dinamizar ainda mais e subir de dois em dois degraus, que não só fortalecerá as tuas pernas como o teu abdómen.


Caminhar sempre que possível

Caminhar é provavelmente um dos exercícios mais subestimados de sempre. Tens planos para tomar um café com um amigo a 1km da tua casa? Deixa o carro na garagem e toca a caminhar. Alguém te está a ligar? Levanta o rabo da cadeira e caminha enquanto falas com a pessoa em questão. Se caminhar sozinho não é a tua cena, convida amigos e façam disso uma atividade semanal.


Nem sequer tem de ser uma caminhada simples. Escolhe um trajeto bonito, seja uma floresta, praia ou até mesmo passadiços turísticos com uma paisagem interessante. O importante é que te mexas. E que te divirtas a fazê-lo.

E se achares que caminhar é insuficiente, podes sempre tentar power walking. Power walking consiste em criares um ritmo elevado sempre que andas, mesmo que seja só do quarto à cozinha. Porquê o power walking? Porque andar 5 minutos em ritmo lento queima cerca de 13 calorias e fazê-lo em ritmo rápido queima quase o dobro.


Desportos Sazonais

Fazer exercício não é somente ir ao ginásio, fazer musculação ou ir a uma aula. Há desportos pelos quais genuinamente temos interesse e que se os praticássemos com maior frequência, fariam a magia toda.


Seja futebol, voleibol, snowboarding ou até mesmo karaté, todos estes desportos exercitam o corpo humano e ajudam a tonificar. Portanto não hesites em juntar-te ou inscreveres-te num clube que tenha o teu desporto favorito. E porque quem corre com gosto não cansa, escolheres e praticares um desporto que gostes só traz benefícios.


Ioga

Para quem não conhece ou nunca experimentou, o Ioga ajuda a construir flexibilidade e força, ao mesmo tempo que ajuda o praticante a relaxar. Portanto se tens um trabalho stressante ou és uma pessoa ansiosa, talvez esteja na hora de experimentares ioga. E não precisas de te inscrever num ginásio ou clube para isso. Existem imensos tutoriais e vídeos na internet que te podem ajudar.


Idas ao Supermercado

Muitas pessoas desvalorizam as idas às compras como forma de exercitar o corpo. Mas se optares por usar um cesto em vez de um carrinho, então podes beneficiar imenso disso. O cesto é uma excelente forma de tonificares e criares resistência nos teus braços e corpo em geral. Quanto mais pesado for o cesto, mais o teu corpo gasta calorias para aguentar o peso.


E mais um conselho: quando terminares as tuas compras, em vez de te dirigires à caixa mais próxima, opta por ir até à caixa mais longe. Pode não parecer que está a fazer algo, mas se tornares essa tarefa num hábito, pouco a pouco o corpo vai melhorando.


Aproveitar o tempo

Sempre que tenhas um tempinho livre ou estejas ocupado com uma tarefa prolongada, aproveita o tempo ao máximo.


O que queremos dizer com isto? Bem, por exemplo, quando lavas os dentes de manhã, sabes que vais ficar naquela posição por cerca de 2 minutos, portanto podes aproveitar e fazer alguns agachamentos. Se estiveres na fila da pastelaria ou na paragem do autocarro e vires que vai demorar, podes levantar e baixar o calcanhar várias vezes, para treinar os gémeos. Existem inúmeras maneiras de incorporares exercício físico no teu dia a dia.


Boa nutrição

O exercício é uma excelente maneira de ficares ou te manteres em forma, mas a verdade é que a nutrição também representa um papel muito importante. De facto, se fossemos dividir importância entre nutrição e exercício, diríamos que a nutrição vale 70% e o exercício 30%.


Posto isto, se o teu objetivo é mais controlo de peso e não propriamente tonificação dos músculos, então há algumas mudanças que podes fazer:


  • Beber mais água. A retenção de líquidos é um problema que afeta todos, apesar de afetar com maior gravidade as mulheres. Beber pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a evitar esta retenção de líquidos. Mas se beber água se tornar cansativo, podes intercalar com chá, sem açúcar, claro.


  • Trocar o óleo por azeite extra virgem. O óleo é usado por muitas pessoas na preparação das suas refeições do dia a dia e embora a gordura seja importante para o corpo, há alternativas mais saudáveis e que trazem mais benefícios para a saúde, como o azeite.

  • Evitar comprar ou comer comidas fast-food. As comidas fast-food, embora saborosas, contêm demasiadas calorias e pouco valor nutricional, portanto evita cadeias de comida rápida e evita comprar pacotes de batatas fritas. Se te apetecer um hambúrguer ou batatas fritas, compra os ingredientes e faz em casa. Assim garantes um valor nutricional positivo e temperas a teu gosto.


Estas são apenas algumas das maneiras que podes usar para fazeres um pouco de exercício no teu dia a dia sem teres de ir a um ginásio ou dedicares um tempo específico a exercitares o teu corpo.


Contudo, se preferires ter a ajuda de alguém que sabe exatamente como te ajudar a atingir os teus objetivos e que saiba motivar-te e manter-te focado, então talvez esteja na altura de procurares um personal trainer. Se tiveres receio de contratar um personal trainer por causa da atual pandemia, então informamos-te que existem vários personal trainers dispostos ou até mesmo especializados no serviço de personal trainer online.

logotipo azul wemovit
Wemovit Todos os direitos reservados © 2020Politica de Privacidade | Termos de Utilização