8 estratégias para te manteres motivado nas corridas

#fitness
logo-azul-wemovitWemovit

Sejamos honestos, encontrar a motivação para correr nem sempre é fácil. Mesmo para os veteranos e os atletas mais experientes, há dias em que a última coisa que te apetece fazer é ir correr. Muito ocupado, muito cansado, muito calor, muito frio, um pouco maldisposto, amanhã também é dia - todos nós já tivemos estes monólogos internos para dissuadir a corrida. E embora quase sempre te arrependas de não ter ido correr, quase nunca te arrependerás de o fazer. Para ajudar-te nos dias em que simplesmente não te apetece, aqui ficam oito dicas para motivar-te a sair pela porta fora e correr aqueles quilómetros:


1. Programa a corrida

Para evitar a desculpa de estares muito ocupado, programa a tua corrida como qualquer outro compromisso do teu dia. Marca um horário e cumpre aquela meia hora ou mais que precisas, de modo a que, mesmo que algo inesperado apareça, a tua agenda irá relembrar e estás sempre consciente de que tens de cumprir o compromisso. Isto ajuda-te também a evitar a desculpa de adiar para amanhã, não te vais sentir totalmente realizado por teres falhado a tua obrigação!


2. Compra um par de ténis novos

Não há melhor sensação do que mimares-te com uns ténis novos. A motivação da recompensa própria irá praticamente levar-te porta fora. Boa aparência, boa sensação, melhor corrida - certo?


3. Cria a tua lista de reprodução

A música certa eleva o exercício e pode até mesmo levar-te a esforçares-te aquele extra. Quando não estás particularmente no clima ou sentes-te um pouco lento, a tua música favorita pode mudar isso, acordando o teu ritmo interno e dando-te a energia necessária para te mexeres. Investir numa conta na plataforma Spotify ou da Apple Music definitivamente vale a pena, pois oferece acesso a milhares de artistas, músicas e listas de reprodução.


4. Recompensa-te

Às vezes, saber que há um prémio ajuda a encontrar a motivação para terminar. Toda a gente se recompensa de maneiras diferentes, e pode ser uma óptima maneira de ajudar-te a continuar, se souberes que no final tens algo há tua espera. Pode ser algo tão simples como aquela sobremesa no final da semana ou comprares uns fones sem fios novos, se te portaste bem durante as tuas corridas neste último mês. Seja o que for, podes sempre contentar-te com uma palmadinha nas costas, porque a melhor recompensa é teres sido esforçado com o teu corpo e contigo mesmo.


5.Arranja um parceiro de corrida

Treinar com um amigo ou em grupo torna a prática do exercício muito mais divertida. Além disso, quando te comprometes a correr com alguém, é mais provável que treines mesmo que não te sintas totalmente motivado. Podes também fazer disso uma actividade social e combinar terminar a corrida com o pequeno-almoço no café para ajudar-te a realmente começar a ansiar pelos treinos e pela companhia social.


6. Descobre novos trilhos

Correr sempre a mesma estrada ou rota torna-se eventualmente entediante. É incrível o que uma mudança de cenário pode fazer. É, portanto, importante ires alternando os trilhos de modo a manteres os treinos emocionantes e poderes proporcionar-te experiências diferentes. Corre à beira-mar, explora os trilhos de caminhada e bicicleta na serra ou desce ao parque ou jardim botânico, cada local tem os seus próprios caminhos exclusivos para descobrir.


7. Monitoriza as corridas

Com os novos relógios inteligentes a ganhar tracção de momento, marcas como a Garmin, Apple Watch e Fitbit estão a criar produtos que são óptimas ferramentas de monitorização de fitness com a vantagem de serem também motivadoras. Combina-as com aplicações para smartphones como a Strava e Nike Running Club e terás um mundo de informações a teus pés, incluindo distância, tempo, ritmo médio, frequência cardíaca e inclinação das tuas corridas. Acompanhar estes dados pode ser um grande motivador interno, pois estimula-te a tentar bater o teu melhor tempo ou correr mais longe do que ontem.


8. Quem corre por gosto não cansa

Nem todas as corridas devem de ser sérias e focadas totalmente. Teres como objectivo simplesmente a diversão ajudar-te-á a manteres-te responsável e dar-te aquela motivação extra para treinar e seguir no caminho certo. Se te inscreveres e se comprometeres com o evento com antecedência, poderás organizar o teu dia à volta do mesmo e agendar melhor o teu método de trabalho. Isto não só irá ajudar-te e motivar-te a sair e correr, mas terás também uma maior sensação de realização depois de atingires os teus objectivos.


Fonte: Australian Fitness Academy.
Vê também estes artigos relacionados:

-Benefícios de caminhar como um exercício

-Vantagens e desvantagens de contratar um personal trainer online

logotipo azul wemovit
Wemovit Todos os direitos reservados © 2020Politica de Privacidade | Termos de Utilização