Benefícios de caminhar como um exercício

#fitness#treino
logo-azul-wemovitWemovit

Caminhar é um exercício muitas vezes subestimado. A maioria das pessoas acredita que não é suficientemente intenso para proporcionar resultados, mas andar a pé tem muitos benefícios, como aqui referimos.


Em primeiro lugar, caminhar é uma atividade com baixo impacto. Não sentirás a mesma fadiga muscular e dor de outros exercício como correr, andar de bicicleta, levantar pesos e fazer treino de alta intensidade.


Melhor ainda: estás numa posição de controlo. És tu quem escolhes o ritmo, a distância e o ambiente, o que proporcionará experiências diferentes. Além disso, nem precisas de equipamento, a menos que queiras transportar pesos ou uma mochila como treino de força adicional.


Resumindo, há muito poucos riscos associados à caminhada, especialmente em relação ao corpo. Muitas vezes, é o primeiro exercício que deves experimentar quando queres perder peso ou ficar em forma.


5 Benefícios para a Saúde:


Melhora o teu Sistema Cardiovascular:

Caminhar é excelente para prevenir várias doenças, sobretudo doenças cardíacas, tensão arterial elevada, colesterol elevado e diabetes tipo 2. É uma atividade também associada a um risco reduzido de AVC. Mais importante ainda: irá melhorar o funcionamento do coração e pulmões.


Fortalece os Músculos das Pernas:

Vais certamente sentir as tuas coxas, tendões e gémeos a arder – e, na maior parte dos casos, isso é positivo. Claro, caminhar demasiado pode provocar ligeira fadiga muscular, mas é uma excelente forma de fortalecer os grupos musculares acima referidos. A força do core também irá aumentar ao longo do tempo.


Queima Calorias:

Uma pessoa normal queima em média cerca de 40 calorias a cada 1.000 passos, ou seja, conseguirias queimar 400 calorias com um objetivo diário de 10.000 passos, tal como explicamos abaixo. Dependendo da tua constituição, dieta e nível geral de atividade, entrares em défice calórico (queimar mais do que ingeres) vai fazer com que emagreças.


Alivia as Dores Articulares:

Ao caminhares, proteges as articulações do joelho e anca, e também os músculos circundantes, além de melhorar a lubrificação dessas zonas. Pode também ajudar a reduzir a dor de quem sofre de artrite e outros problemas articulares.


Diminui o Stress:

Para além dos efeitos físicos, um dos benefícios mais importantes para a saúde é o bem-estar mental, caminhar (e fazer exercício de uma forma geral) pode ajudar a melhorar o humor, e aliviar sintomas relacionados com a ansiedade e depressão.


Metas Diárias

A questão mais comum em relação à duração ou distância das caminhadas é saber o número ideal de passos por dia. Uma iniciativa da CQ University, intitulada 10.000 Passos, reforça a opinião popular de que “dar 10.000 passos todos os dias ajuda a manter um estilo de vida saudável”.


Não é preciso fazeres esses 10.000 passos duma só vez, recomendamos dividi-los em 2 ou 3 pequenas caminhadas ao longo do dia, que te ajudarão a atingir esse objetivo global. E é preciso também ter em conta todos os exercícios casuais que vais completando, como referimos abaixo.


Para alcançares resultados a longo prazo com as caminhadas, é importante acrescentar variedade e aumentos graduais aos exercícios. Por exemplo:


Aumentar a velocidade e distância a cada semana. Caminhar em colinas e montanhas. Transportar pesos ou uma mochila (para melhorar a força). Subir o teu objetivo acima de 10.000 passos. Também não subestimes o impacto de caminhar com alguém ao lado, quer seja um familiar, amigo ou alguém de um grupo local que se dedica às caminhadas. A interação social não só aumentará o prazer de fazer exercício, como também haverá o desafio mútuo de alcançar novas metas e objetivos.


Exercício Casual

O exercício casual acontece quando fazemos exercício físico ao concluirmos uma ação, sem que isso seja propositado. Os exemplos mais comuns são caminhar para o trabalho, escola ou para apanhar o comboio, ou subir as escadas em vez de ir de elevador.


Num post recente, referimos algumas das oportunidades mais criativas onde podemos fazer exercício casual:


Sair do transporte público uma paragem mais cedo e ir a pé para o trabalho ou casa. Caminhar (evitar conduzir) até às lojas locais. Passear o cão (ou o cão do vizinho). Evitar o comando remoto, caminhar até à televisão para mudar de canal. Estacionar mais longe das portas do centro comercial. Caminhar até à secretária dos colegas, em vez de usar o email ou telefone. Há muitos mais exemplos, só referimos alguns. O importante é tentar identificar as oportunidades proporcionadas pelo teu estilo de vida, que te ajudarão a aumentar os níveis de atividade física.


Regista Os Teus Movimentos

Queres saber quantos passos já deste? A chave é utilizar a tecnologia para registar tudo. Antigamente havia os pedómetros. Não estão totalmente obsoletos, mas com dispositivos corporais e aplicações móveis podemos fazer um acompanhamento muito mais detalhado.


Dispositivos Corporais:

Todas as grandes marcas tecnológicas têm smartwatches e rastreadores de atividade que não só contabilizam o número de passos, mas também mostram informações detalhadas sobre o teu ritmo, distância, localização e outros dados importantes.


Eis alguns dos melhores dispositivos corporais do mercado:


Aplicações Móveis:

A maioria dos dispositivos acima conecta-se ao teu smartphone e já tem uma aplicação incorporada, por isso podes ligar o dispositivo à app dedicada dessa marca. Existem também muitas aplicações de terceiros que se conectam ao teu dispositivo/smartphone, rastreiam a tua atividade em maior detalhe. Tudo isto enquanto te ajudam a alcançar os teus objetivos. Eis alguns exemplos:



Caminhar tem várias vantagens e não exige muito esforço. O primeiro passo é saíres do sofá! Depois disso, estabelece um objetivo, acompanha a tua atividade para ver se estás a atingir os teus objetivos e notarás rapidamente os benefícios para a saúde (físicos e mentais)!


Fonte: Australian Fitness Academy.

Vê também estes artigos relacionados:

-5 pensamentos que já todos tivemos durante o treino

-Vantagens e desvantagens de contratar um personal trainer online

logotipo azul wemovit
Wemovit Todos os direitos reservados © 2020Politica de Privacidade | Termos de Utilização