Como Escolher Um Personal Trainer

#Personal Trainer
logo-azul-wemovitWemovit

Fazer exercício físico regularmente é a chave para uma boa saúde e forma física, mas pode por vezes ser difícil manter a motivação ou saber quais os exercícios certos para o objetivo que deseja. É precisamente por esta razão que deves considerar contratar um personal trainer, mas antes de o fazeres deves ter em conta todos os fatores para saberes como escolher um personal trainer cujo portefólio e experiência se adequem às tuas necessidades.


O que é um personal trainer?

Um personal trainer é alguém que ajuda os seus clientes a atingir certos objetivos, seja a perda de peso, treino de força, tonificação ou a simples gestão de saúde geral. A paixão, o propósito e o cuidado são algumas das qualidades num personal trainer que levam a um maior resultado nos treinos dos seus clientes.


Cada corpo é único e como tal, o seu plano de treinos também o deve ser. Como tal, para encontrares o personal trainer ideal, deves considerar os seguintes fatores:


1. Credenciais

Seja qual for o teu objetivo a atingir com a ajuda de um personal trainer, deves procurar um personal trainer certificado. Existem vários indivíduos a fornecer aconselhamento de treinos, mas nem todos têm a certificação que comprova que são profissionais dessa área.


Porque deves considerar somente profissionais treinados? Porque é uma garantia dos padrões de profissionalismo e competência.


2. Experiência

A prática cria a perfeição. Um personal trainer novo na área pode ter todo o conhecimento teórico, mas em termos práticos, ainda tem muito para aprender. Não queremos dizer com isto que personal trainers novos e com pouca experiência não possam ser a opção ideal para ti, mas como todos sabemos, um profissional com anos de experiência já teve tempo de testar e aperfeiçoar as suas técnicas e conselhos.


Mas os anos de experiência não são a única parte importante. Deves sempre questionar acerca do tipo de experiência que o personal trainer tem. Se o teu objetivo for perder peso, então um personal trainer com 2 anos de experiência a ajudar pessoas a perder peso pode ser mais adequado do que um personal trainer cuja carreira foi focada em bodybuilders e atletas de fisiculturismo.


3. Compatibilidade e Estilo de Coaching

As pessoas vêm em todos os tamanhos e feitios e o mesmo aplica-se à personalidade. Uns gostam de ter um personal trainer que os motiva com conversas estimulantes e reforços positivos, enquanto outros se dão melhor com uma atitude mais agressiva. É por esta razão que ao tentares encontrar um personal trainer, deves falar diretamente com eles, antes de fazeres a tua decisão. Marca uma sessão sem compromissos e tenta ver se a tua personalidade e a do personal trainer funcionam bem ou entram em conflito. Se sentires que fizeste uma boa escolha, então força!


4. Progresso

Além de um plano de treinos adequado a ti, o teu personal trainer deve sempre ter uma maneira de registar o teu progresso ao longo do tempo. Porque é que registar o teu progresso é relevante? Porque só desta forma é que é possível determinar se o teu plano de treinos está a funcionar como esperado ou se é preciso fazer alguma alteração. Além disso, quando se mantém um registo do progresso que estás a ter, é muito mais fácil manteres-te motivado.


5. Estratégia Para Evitar e Lidar Com Lesões

Todos nós já lidámos com dores incómodas ou lesões que nos afetam de vez em quando. Se tiveres algum problema crónico, como escoliose, ou se tiveres sofrido algum trauma que tenha afetado alguma parte do corpo, deves sempre avisar o teu potencial personal trainer. Isto porque, desta forma o personal trainer poderá não só evitar exercícios que causem mais dor, como poderá sugerir outros que poderão ajudar a resolver o problema de uma vez por todas.


6. Preço e Disponibilidade

Tal como a experiência e compatibilidade, o preço que o personal trainer cobra e a sua disponibilidade para te ajudar, são fatores extremamente importantes. Não há um preço fixo que seja praticado entre todos os personal trainers e o mesmo aplica-se à carga horária. A consistência é fundamental no que toca a treinar o corpo e portanto é fundamental encontrares um personal trainer que tenham alguma liberdade em termos de horários, para que possa dedicar o tempo suficiente para te ajudar a atingir os teus objetivos.


Antes de começares a tua procura pelo personal trainer perfeito, não te esqueças de estabelecer um orçamento máximo e estipulares a tua disponibilidade em termos de horários, para que a conversa com o potencial personal trainer não seja em vão.


7. Localização

Este fator pode parecer óbvio mas deves considerar algumas coisas antes de te aventurares com um personal trainer. Se o teu estilo de vida é muito focado numa certa localização, deves procurar um personal trainer que trabalhe nessa área. Esta recomendação passa pelo facto de que no início pode parecer aliciante a ideia de conduzir 30 minutos só para termos o melhor personal trainer do distrito no melhor ginásio da zona. Mas a longo prazo, muitos são os que rapidamente se cansam desta rotina ou simplesmente consideram dispendiosa a deslocação.


Se procuras um personal trainer em Lisboa, foca-te em arranjar um que trabalhe numa zona mais próxima de ti, para não teres de fazer um percurso incómodo duas ou três vezes por semana, como por exemplo de Belém ao Parque das Nações.


8. Personal Trainer Online

Outro ponto que deves ter em mente é se o teu trabalho ou estilo de vida te levam a deslocar muitas vezes de uma ponta à outra do país. Se te deslocas frequentemente de cidade, então é muito provável que tenhas dificuldade em conciliar um horário com o teu personal trainer. É neste caso que surge a ideia de Personal Trainer online.


Se te deslocas muito ou, devido à atual pandemia de Covid-19, não te sentes confortável em sair do conforto e segurança da tua casa, então é uma boa ideia considerar contratar um personal trainer que faça o acompanhamento online.


9. Recomendações

Quando procuras por um personal trainer, deves ter sempre o cuidado de procurar referências quanto ao seu trabalho.

Procurar opiniões de clientes do personal trainer pode ser um pouco mais complexo se for feito no espaço físico, mas se estiveres à procura de um personal trainer online, então basta consultares uma página ou plataforma online na qual esse mesmo personal trainer esteja presente e veres os comentáios de atuais e passados clientes.


10. Sempre atualizado

O mundo do fitness e da saúde está em constante evolução e técnicas que foram utilizadas por muitos anos podem ser descartadas por técnicas melhores e mais recentes.


Um personal trainer inflexível e que não abdica das suas metodologias antigas e desajustadas poderá não ser a melhor opção. Por isso mesmo, deves focar a tua procura num profissional que procure manter-se sempre a par das notícias e do mundo do fitness. Dessa forma irás garantir sempre que terás o melhor acompanhamento possível.


A procura pelo personal trainer ideal é complexa e pode ser um pouco desconfortante, especialmente para pessoas mais tímidas, mas trabalhar com um profissional que sabe o que faz e que é 100% compatível e que respeita a tua maneira de ser, é muito gratificante. E esta compatibilidade em termos de personalidade, disponibilidade, experiência e preço criam uma ligação mais forte, levando a que fiques cada vez mais motivado e, desta forma, atingires os teus objetivos mais rapidamente.

logotipo azul wemovit
Wemovit Todos os direitos reservados © 2020Politica de Privacidade | Termos de Utilização