logotipo da wemovit
Personal TrainersSou Personal TrainerBlogExperimenta grátisLogin
Voltar

Treino com eletroestimulação: como é feito e benefícios

#fitness
logo-azul-wemovitWemovit

Quer estejas a recuperar de uma lesão, a lidar com a dor da fibromialgia ou simplesmente precisas de eliminar gordura e flacidez indesejadas, a eletroestimulação poderá ser uma boa opção para ti. Mas o que é a eletroestimulação? É precisamente isso que vamos explorar hoje: o que é um treino com eletroestimulação: como é feito e benefícios.


O que é a eletroestimulação?


Posto de forma simples, a eletroestimulação é um método que usa eletrodos distribuídos pelo corpo e que, por sua vez, envia pulsos elétricos através da pele, de modo a estimular os músculos.


Utilizado como terapia muscular, a eletroestimulação envia sinais a músculos específicos para os obrigar a contrair. A repetição de contrações melhora o fluxo sanguíneo na zona, ajudando assim na reparação de músculos lesionados.


Além disso, a eletroestimulação também é muito recomendada para quem queira perder peso, uma vez que a contração muscular promove não só a circulação sanguínea, como também melhora a oxigenação celular e elimina toxinas. Ao mesmo tempo, a eletroestimulação consome energia e queima a gordura acumulada na zona trabalhada.


Vantagens e benefícios da eletroestimulação?


Perda de Peso

A eletroestimulação aumenta o metabolismo basal, o que por sua vez resulta no aumento do consumo calórico por parte do corpo e redução da massa gorda.


Aumento da Massa Muscular

Um treino com eletroestimulação é muito diferente de um treino normal de ginásio. Mesmo quando se faz um treino de corpo inteiro, nunca consegues trabalhar tantos grupos musculares como quando fazes eletroestimulação. Isto porque a eletroestimulação trabalha mais de 300 músculos em simultâneo.


Consequentemente, por ser um treino tão eficaz, não requer tanto tempo quanto um treino normal, para obter os mesmos, ou até mesmo melhores resultados. 20 minutos de treino com eletroestimulação equivalem a 2 ou 3 sessões de treino normal.


Melhoria da Postura

Na atualidade, é muito frequente vermos pessoas com uma má postura, especialmente em quem passa muitas horas em frente a um computador ou telemóvel. A eletroestimulação ajuda a corrigir este problema, atuando nos músculos agonistas, antagonistas e sinergistas ao mesmo tempo, o que resulta consequentemente no fortalecimento dos músculos, tendões e articulações, ajudando assim a corrigir a postura e também ajuda com possíveis dores lombares, dores de costas ou pescoço.


Baixo Risco de Lesão

A eletroestimulação é sempre acompanhada de um personal trainer e/ou especialista neste tipo de método de treino e por boa razão. A eletroestimulação é algo complexo e como tal, deve ser usada por alguém com experiência e com conhecimentos do material, equipamento e atividades a realizar para cada situação.


Além disso, ter o acompanhamento de um profissional neste tipo de treino, reduz significativamente o risco de lesão.


Personalização do treino

Cada corpo é único e como tal, os treinos de eletroestimulação também o devem ser. Para cada utilizador, a carga é devidamente ajustada, de forma geral e por grupo muscular, adaptando ao mesmo tempo o nível de intensidade e esforço. Desta forma garantem-se os melhores resultados e menores riscos de lesão.


Diferentes frequências elétricas estimulam células diferentes. Por isso se quiseres, por exemplo, melhorar a tua resistência ao cansaço/cardio, com a frequência a eletroestimulação pode criar o efeito no corpo/músculos mesmo sem treinar o típico cárdio como correr, se não gostares tanto de correr.


Estas são apenas algumas das vantagens e benefícios da eletroestimulação. Existem outras vantagens, como a melhoria da função cardiovascular, atraso no envelhecimento dos tecidos, fortalecimento dos ossos, entre outros.


Auxilia em Vários Problemas de Saúde

A eletroestimulação pode ser apropriada para as seguintes condições físicas:

  • Dor nas costas

  • Fibromialgia

  • Dor nas articulações

  • Artrite

  • Condicionamento muscular

  • Recuperação de cirurgia

  • Inflamação do nervo

  • Lesão muscular

Riscos da Eletroestimulação

O risco mais comum que surge com a eletroestimulação é a irritação da pele, no local onde são colocados os eletrodos.


Numa vertente mais acentuada, a eletroestimulação não pode ser utilizada em pessoas que tenham marca-passo do coração ou outro tipo de dispositivos cardíaco implantável. Também não é recomendado para mulheres grávidas, embora haja casos na qual a eletroestimulação tenha sido usada para aliviar as dores de parto.


É muito importante referires toda e qualquer circunstância médica fora do normal, para que o personal trainer o u profissional qualificado na utilização deste método possam avaliar se és apto ou não para este tipo de treino.


Pode mesmo ser pedido pelo personal trainer ou profissional qualificado um atestado médico para o treino com eletroestimulação.


Como funciona?

Em primeiro lugar, o personal trainer irá fazer-te uma data de questões para perceber os teus objetivos, aptidão e uma avaliação geral física. Esta análise por parte do personal trainer irá ajudá-lo a entender como personalizar o teu treino.


Seguidamente, irás vestir um equipamento específico, que contém os eletrodos, que por sua vez irão enviar os impulsos para o teu corpo.


Por fim, irás ter a tua sessão personalizada, onde irás fazer treinos físicos ao mesmo tempo que os eletrodos trabalham o teu corpo.


Porque é preciso a ajuda de um Personal Trainer?

Os personal trainers são pessoas qualificadas para nos ajudarem a obter os melhores resultados possíveis a cada treino e o mesmo aplica-se na eletroestimulação.


O personal trainer irá definir o teu plano de treinos, irá orientar-te ao longo de todo o processo de eletroestimulação, irá garantir que fazes os exercícios de forma correta e com a postura ideal e ainda garante que as cargas utilizadas são adequadas.


Quantas vezes por semana devo fazer treinos com eletroestimulação?

A eletroestimulação ajuda imenso no condicionamento físico de uma pessoa, mas também exige muito esforço do mesmo, uma vez que a eletroestimulação é uma ativação muscular muito grande e com muitas contrações por minutos. Assim sendo, o recomendado é fazer entre 1 a 2 treinos semanais.


Uma vez por semana já é suficiente para ver resultados, especialmente se acompanhados com uma boa alimentação e outro tipo de atividades. É altamente recomendado fazeres uma mudança no estilo de vida, tornando-te o mais ativo possível.


Quanto mais treinares, mais rapidamente atingirás os teus objetivos. Caminhadas, corrida e treinos de ginásio ajudam imenso. Se precisares de acompanhamento nesta parte, então opta pela ajuda de um personal trainer.


Este tipo de treino com eletroestimulação causa dor?

Não. O normal é sentires a mesma sensação que sentes no treino de carga ou força, mas nunca dor. Tal como qualquer outro tipo de treino, exige que saia da sua zona de conforto, mas dor nunca deve fazer parte do processo. Se sentires efetivamente dor durante um treino com eletroestimulação, fala logo com o personal trainer que te está a acompanhar, para que ajustem a carga elétrica.


É preciso fazer exercício enquanto tenho os eletrodos no corpo?

Sim. A junção da eletroestimulação com exercícios personalizados e recomendados pelo teu personal trainer fornecem melhores resultados. Mas, também pode ser feito passivamente, sem movimento ou sem exercício em situações específicas como em pessoas acamadas, alívios de dor, drenagem linfática entre outras...


Quanto tempo demoro a ver resultados?

A boa parte da eletroestimulação é que logo desde a primeira sessão é possível ver resultados, isto porque os músculos são ativados a 100%. O que isto significa é que nos seguintes 2 ou 3 dias a seguir a um treino com eletroestimulação irás sentir os músculos doridos, como se tivesses feito 2 ou 3 treinos convencionais de ginásio a surtir efeito.


Ao fim de 4 ou 5 sessões passas a notar uma maior tonificação no teu corpo. Mais tarde, sentirás uma redução na gordura corporal.


Conclusão

A eletroestimulação muscular possui inúmeros benefícios e como tal, deverás considerar esta opção para te ajudar a atingir os teus objetivos físicos. Se tiveres alguma dúvida quanto a este tipo de treino, contacta um personal trainer que tenha experiência neste tipo de treino e certamente te ajudará por todo o processo, além do eventual acompanhamento nos treinos de eletroestimulação. Na wemovit, podes encontrar alguns personal trainers que treinam com eletroestimulação como o Philippe Costa. Entra em contacto com ele para saberes mais.

logotipo azul wemovit
Wemovit Todos os direitos reservados © 2020Politica de Privacidade | Termos de Utilização