Quando ainda está escuro às 6 da manhã e o casaco não consegue impedir o vento gelado de atingir cada centímetro do teu corpo, sabes que chegou o pico do Inverno.
Quando chega o Inverno, ver a Netflix na cama ou uma hora extra de sono é muito mais atraente do que esforçares-te para fazer um treino e aquela vozinha dentro da tua cabeça a dizer “vai amanhã!” é mais convincente do que nunca.
Sabes que é importante manteres-te saudável durante os meses mais frios e queres estar em boa forma quando chegar o Verão. Mas, como é que te manténs motivado para atingir os teus objectivos de saúde e condicionamento físico quando o Inverno os torna tão difíceis?
Aqui ficam algumas dicas que podes implementar neste Inverno, para ajudar-te a manter a jornada de fitness no caminho certo quando o tempo frio te incentiva a teres outros planos.
MANTÉM A ROTINA.
Se tiveste uma rotina saudável para os meses de Verão, porquê interromper todo o trabalho duro durante o Inverno apenas para teres que lutar muito mais para formar o hábito novamente na Primavera? Embora seja mais difícil sair da cama para uma sessão matinal (especialmente quando está escuro lá fora), irás sentir-te muito melhor depois. Conheces o ditado: os corpos de Verão são feitos no Inverno, então não carregues no botão do despertador!
PREPARA-TE A NOITE ANTES.
Quer treines de manhã cedo, durante a hora do almoço ou à noite, a preparação é a chave. Tem todo o equipamento de treino necessário pronto numa mochila para o dia seguinte. Isto vai acabar com as desculpas de ‘há e tal, esqueci-me!’ dos ténis ou o que seja e falhar aquela sessão tão importante! Se de manhã tens o relógio apertado podes também adiantar a roupa de trabalho, o café da manhã e qualquer outra coisa que te possa atrapalhar cedo pela manhã também. E agora – qual é a desculpa?
CONTRATA UM PERSONAL TRAINER.
Se ainda não trabalhas com um treinador pessoal, agora pode ser a hora de investir num. Ser responsável e teres que comparecer às sessões garantirá que não falhas as sessões de treino à última da hora. Na maioria das vezes, as sessões são pagas em adiantado, pelo que não queres desperdiçar o teu dinheiro, não é? Contratar um Personal Trainer durante o Inverno é uma das maneiras mais fáceis de garantir que te manténs motivado quando a ideia de ficar na cama parece tão desejável. E podes começar a tua procura aqui. Basta escolheres o PT que melhor se enquadra e entrar em contacto.
ENCONTRA UM AMIGO PARA TREINAR.
Se os serviços de um personal trainer não te agradam, ou se a carteira está apertada podes tentar poupar uns cêntimos, recrutar um parceiro de treino é a melhor alternativa. Treinar com amigos é sempre uma boa maneira não apenas de te divertires e manteres a forma, mas também de te manter responsável. Tens que garantir que quem vais recrutar é tão ou mais dedicado que tu, assim podem agendar umas sessões semanais de exercícios, apoiam-se e motivam-se um ao outro e estarão os dois destinados ao sucesso!
NÃO TRANSFORMES UM DIA MAU NUMA MÁ SEMANA.
Durante o teu caminho de preparação física haverá sempre alguns solavancos ao longo do caminho. Se decidires não ir ao ginásio numa manhã particularmente fria, não te culpes por isso. Desde que te levantes no dia seguinte e continues a trabalhar, o dia da batota não importa! Se estiveres num plano a longo prazo, a acumulação dos muitos exercícios que fizeste, lentamente, mas certamente, irão aparecer. Levanta-te e continua!
APENAS FAZ ALGO!
Se a ideia de uma sessão de ginásio de uma hora parece demasiado, convence-te a fazer pelo menos 15 minutos. Depois de lá estares, trocares de roupa, ires para a sala de treino e começares a mexer o corpo, a probabilidade de quereres sair após apenas 15 minutos são muito baixas!
Se o alarme toca de manhã e simplesmente não te apetece ir correr, levanta-te e anda. Desafia-te a correr 5 minutos e depois caminhar o resto. Sabemos que após 5 minutos de corrida o teu corpo já se sente quente e quer continuar a ir, e aí já não te enganas com a ‘caminhada’. Ficarias surpreendido com o que uns truques mentais conseguem fazer-te fazer.
Estas dicas serão a tua muleta neste Inverno, então certifica-te de implementá-las! Para seres uma versão melhor de ti mesmo, é preciso determinação, compromisso e responsabilidade; se fosse fácil, todos faziam! Então vai em frente, pega na toalhinha para o suor, aperta os atacadores dos ténis e mete os fones no ouvido … nós acreditamos em ti!